CAU lança Guia do Conselheiro para auxiliar no processo eleitoral

Com a proximidade das eleições, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou um manual que esclarece de forma simples e direta o papel do conselheiro do CAU/BR e dos CAU/UF. O Guia do Conselheiro apresenta orientações sobre responsabilidades, postura e forma de atuação nas autarquias federais. O Guia traz, ainda, informações sobre as atividades e as regras de funcionamento das unidades, destacando a missão de promover Arquitetura e Urbanismo para todos.

O material requeriu um ano de trabalho, conforme explicou a vice-presidente do CAU/BR, a arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, que também é coordenadora da Comissão de Organização e Administração do Conselho. Segundo ela, o Guia foi pensado nos profissionais que estão candidatando-se para o cargo de conselheiro, mas também pode ser acessado pelos arquitetos que vão escolher os novos dirigentes. “Foi atualizado com o Regimento Geral do CAU e incorpora pontos do Código de Ética e Disciplina”, explicou. “É um material muito importante, principalmente para os que estão concorrendo nas eleições”.

A votação para a escolha dos conselheiros será realizada no dia 31 de outubro pela internet. Em função disso, os profissionais vão precisar de um dispositivo (computador, celular ou tablet) conectado à internet, utilizando login e senha do SICCAU, para efetivar o voto. Devem votar todos os arquitetos e urbanistas que estiverem em dia com as anuidades do CAU até o dia 16 de outubro. O voto é facultativo, no entanto, para quem tem 70 anos ou mais. Os profissionais serão eleitos para o mandato que vai de 2018 a 2020.

O Guia do Conselheiro é gratuito e pode ser acessado através do site www.caubr.gov.br.

Rolar para cima