Aula Magna aborda Patrimônio Histórico em Goiás

Estão abertas as inscrições para a próxima edição da Aula Magna do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que ocorrerá nos dias 13 e 14/3 com o tema “Patrimônio Histórico”. Na terça-feira, o evento será realizado a partir das 19 horas, no Teatro Unip, em Goiânia (GO). Na quarta-feira, pela primeira vez na cidade de Goiás, a partir das 10 horas, no auditório da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (antigo Colégio Santana). As vagas são limitadas.

>>> Inscrições para Goiânia

>>> Inscrições para a Cidade de Goiás

O palestrante será o arquiteto e urbanista Andrey Schlee, professor da Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Departamento de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo Schlee, preservar o patrimônio é uma “questão de sobrevivência para reforçar nossa memória e identidade”.

“Temos que ter consciência do que somos, para refletir criticamente sobre o que o presente nos oferece e construir o que seremos no futuro. Destruir o estoque edificado e substituí-lo por outro, a cada nova geração, significa adotar uma atitude perdulária e irresponsável com o passado e com o planeta. É desconsiderar e descartar a energia, a força de trabalho, a matéria-prima, os materiais e o conhecimento que já foram empregados”, acrescenta o palestrante.

O arquiteto e urbanista Arnaldo Mascarenhas Braga, presidente do CAU/GO, ressalta que “temos assistido, nos últimos anos, à demolição de parcela significativa do patrimônio arquitetônico em Goiânia e outras partes do Estado”. Nos últimos meses, comenta, surgiu também a ameaça à edificação do Jóquei Clube, um exemplar importante da arquitetura moderna brasileira que corre o risco de ser demolido. “Portanto, é muito relevante chamarmos atenção para o assunto, neste momento, junto aos nossos estudantes de Arquitetura e Urbanismo”, comenta Braga.

Aula Magna – Goiânia – GO
13/03/16 – 19h
Teatro Unip, Bloco A – BR-153, km 503

Aula Magna – Cidade de Goiás- GO
14/03/16 – 10h
Auditório da UAECH UFG – antigo Colégio Santana – Largo do Chafariz

Rolar para cima