Ato em defesa do Memorial Prestes será às 17h deste sábado em Porto Alegre

Está marcado para as 17 horas deste sábado (29 de novembro) no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre (RS), ato pela democracia, verdade e justiça em defesa do Memorial Luiz Carlos Prestes, a única obra de Oscar Niemeyer na capital gaúcha. A mobilização, organizada por arquitetos e urbanistas, é de repúdio a protesto realizado no dia 8 de novembro, quando manifestantes carregavam cartazes com frases ofensivas contra o estabelecimento e a memória do militante.

 

O arquiteto e urbanista Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e co-autor da obra, estará presente no ato. “A proposta de demolir o Memorial é um absurdo. Vou estar lá para defender a minha obra”, disse ele, que projetou o Memorial Luiz Carlos Prestes junto com o bisavô.

 

Paulo Niemeyer destacou que a mobilização ocorrerá durante todo o sábado em frente ao Memorial, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e que várias lideranças já confirmaram presença. Segundo ele, o ato também será uma oportunidade para discutir propriedade intelectual e intolerância. O presidente da FNA, Jeferson Salazar, declarou apoio total ao ato em defesa do Memorial Prestes. 

 

Dezenas de entidades, entre institutos, associações, fundações e sindicatos devem participar. A concentração para o ato público inicia às 16 horas. Mais de 400 pessoas confirmaram presença em evento no Facebook que convoca quem se identifica com as lutas históricas.

 

 

 

Rolar para cima