Arte e tecnologia transformam sonho em realidade

 

Camila Silva/Imprensa FNA

Toy Story é um filme de animação que conta a história dos brinquedos do menino Andy que ganham vida. O longa, lançado em 1995, é uma das principais criações da Pixar Animation Studios, de propriedade da Walt Disney Company. Foi numa das exibições de Toy Story, período em que ainda divida o seu tempo entre o Ensino Médio e o curso de Animação 3D, que o arquiteto e roteirista Gabriel Garcia prometeu à si mesmo: um dia criaria a pixar brasileira. Ele tinha apenas 14 anos!

O desejo de Garcia começou a ser construído mesmo durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Em 2002, ele e mais dois colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começaram a trabalhar com computação gráfica e desenvolvimento de projetos de visualização 3D para profissionais de arquitetura. Ao se formarem, em 2006, ingressaram no mercado com duas empresas, a HypeStudio, escritório de arquitetura, e a HypeMedia – atualmente batizada de Hype.cg, focada no segmento de visualização 3D.

No mesmo ano, os arquitetos foram contratados pelo Sport Club Internacional para fazer a maquete digital da nova cobertura do estádio Beira-rio. “Fizemos o projeto da cobertura, falamos com o então presidente do clube e descobrimos que não havia um projeto de arquitetura para o estádio. Então apresentamos um projeto e fomos os responsáveis pela reforma completa” relata Garcia. Paralelo com a reforma do estádio que sediaria a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, o estúdio de animação para arquitetura começou a crescer.

Construtoras nacionais e internacionais se tornaram clientes e foram incorporadas no portfólio, entretanto, Garcia percebeu que faltava um “olhar mais criativo” na equipe. “Na época, meu irmão, que é formado em publicidade e propaganda, estava se sentindo frustrado e já tinha um desejo antigo que fazer um roteiro para cinema. Foi quando decidimos fazer um curta de animação”, relembra.

Para tornar o curta de animação realidade, a equipe se submeteu a um edital promovido pelo Ministério da Cultura no ano de 2010. De 900 trabalhos inscritos, apenas 20 foram selecionados, entre eles, o projeto da Hype, que rendeu à equipe um prêmio de R$ 80 mil.

Durante a produção, a verba cedida pelo governo federal se esgotou e, no mesmo período, a empresa decidiu ingressar em outro campo de atuação: visualização 3D para agências de publicidade. Contudo, o mercado se apresentou muito mais difícil. Diante das dificuldades mercadológicas, a equipe optou por lançar um teaser do curta a fim de promover um financiamento coletivo. A campanha deu certo e os R$ 20 mil arrecadados via catarse viabilizaram o término do curta. “A produção do filme durou três anos, eu não entendia de direção e nós não sabíamos muito bem como se construía personagens. Foi um desafio”, confessa o arquiteto.

Todo esforço valeu a pena. Ed, o curta-metragem que conta a história de um coelho cinquentão que nem de longe lembra a imagem fofa dos coelhos que vivem no imaginário infantil, rendeu aos seus criadores mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. A animação convida os telespectadores a conhecer a trajetória do coelho pautada por amores, aventuras ilícitas e histórias marcantes, e foi considerada pela mídia especializada um projeto diferenciado, principalmente pela realidade gráfica avançada.

Além de ser aclamado pela crítica, a criação chamou a atenção da Cinefilm, criadora da série Dino Aventuras e rendeu um convite para uma co-criação. “Levamos três anos para produzir 13 minutos de animação do Ed, e agora o desafio era produzir uma série com mais de 50 minutos em um ano”, conta o arquiteto. A primeira temporada da série teve 20 episódios e foi exibida nos canais Disney Channel e Disney Junior. A segunda temporada já está sendo produzida.

Personagem principal do curta-metragem de animação Ed Foto: Reprodução Ed

 

A partir da série, a Hype.cg ingressou de vez no mundo do entretenimento, deixando o mercado de arquitetura e publicidade para trás. Desde então, a produção só cresceu. Além de Ed e da série Dino Aventuras, o portfólio da empresa conta com a produção da série Tayná, guardiã da Amazônia, projeto inspirado nas aventuras da índia Tayná, desenvolvida em parceria com a Sincrocine para o canal americano Nickelodeon.

Integrantes da equipe da Hype.cg Foto: Messias Cunha

Hoje, 23 anos depois de assistir ao filme Toy Story, o arquiteto acredita estar bem perto de tornar o seu sonho realidade. Atualmente, o estúdio de animação conta com uma equipe de 45 funcionários fixos e 130 freelancers espalhados por 10 países. Por ora, a equipe está focada no desenvolvimento de um longa-metragem e de uma série – produzidos exclusivamente pela empresa. “O que une a arquitetura com o entretenimento é a intersecção entre a arte e a tecnologia, presentes em ambas as carreiras”, define Garcia, ao ser questionado sobre a ligação entre das áreas de atuação.

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