Autor: Bruna Karpinski, Assessoria de Comunicação da FNA
Planejar e construir ambientes agradáveis e de fácil circulação não se restringe apenas a estruturas físicas, feitas de tijolo, areia e cimento. As plataformas web também necessitam de profissionais especializados e aí entra a arquitetura da informação, um nicho de mercado da Arquitetura e Urbanismo. Esta é uma das áreas de atuação da arquiteta e urbanista paranaense Melissa Lesnovski, que há 15 anos mora em Porto Alegre (RS).
Formada há 18 anos pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, fez pós-graduação em Arquitetura Comercial pela Unisinos e MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM. “Comecei muito cedo a trabalhar com comunicação digital, na forma de design de plataformas digitais, e ali encontrei meu lugar como arquiteta de espaços digitais, efêmeros e dinâmicos”, conta Melissa.
A formação em Arquitetura e Urbanismo contribui para que a profissional mantenha a visão sistêmica e articule conhecimentos de diferentes tradições dentro de um mesmo projeto. “Ainda me enxergo como arquiteta, pois o que faço nada mais é do que pensar estratégias para ocupação de espaços, fluxo de usuários e atribuição ou criação de sentido”, descreve Melissa, que hoje faz mestrado em Design Estratégico na Unisinos.
Natural de Paranavaí (PR), ela mora em Porto Alegre (RS), onde é uma das profissionais que está à frente da Aldeia – Agência de Comunicação Digital. A empresa surgiu em 1996, e foi fundada por arquitetos. “Naquela época, o conceito de escritórios de design total era bastante dominante: trabalhávamos com Arquitetura, Design Gráfico e Design Digital”, lembra. Não demorou muito para a Aldeia transformar-se em uma agência digital, focando na compreensão mais profunda da estratégia de negócio dos clientes.
“Para nós, sempre foi essencial fazermos as perguntas certas antes mesmo de pensar nas respostas”, afirma. Hoje, a empresa trabalha com a estruturação da estratégia de presença digital de uma marca até o desenvolvimento, implementação e gestão de táticas, como websites, hotsites, gestão de redes sociais, SEO, anúncios em plataformas digitais e produção de conteúdo.
Entre os trabalhos de destaque da Aldeia está a criação do website oficial da Gisele Bündchen. Em 2001, a empresa foi selecionada, entre várias agências do país, para planejar e desenvolver a página oficial da modelo. “Como traduzir a maior modelo do mundo em bits?” recorda Melissa sobre o questionamento decorrente da notícia de concretizar o projeto. O trabalho para a top internacional continua desde então, e foi ampliado com outras ações de comunicação digital.
“O projeto foi e é extremamente gratificante, por trabalharmos com algo que emociona o mundo inteiro, um cliente que tem um posicionamento ético louvável e o desafio constante de entregarmos um produto cada vez melhor”, ressalta a arquiteta. “Uma criança em loja de doces: é assim que eu me sinto trabalhando no planejamento de websites”, define, mostrando o entusiasmo com seus projetos.