Arquitetos e urbanistas que atuam em áreas fronteiriças receberam capacitação na quinta-feira (18/05), em Chapecó (SC), durante a terceira oficina do programa de Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior. A atividade faz parte de uma série de oficinas gratuitas, que estão sendo promovidas com o objetivo de ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente em países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa.
A secretaria geral da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a arquiteta Fernanda Lanzarin, que participou da atividade, destacou a importância do trabalho de parceria entre Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) no esclarecimento sobre a atuação profissional em outros países, que contou também com a contribuição do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no que diz respeito à tributação. “É um programa de grande importância para ampliar o campo de atuação dos profissionais de Arquitetura, principalmente neste período de instabilidade que vive o país”, afirmou.
A próxima oficina será em Dourados (MG), no dia 1º de junho. Serão 100 vagas, 70 delas destinadas aos profissionais do Estado e outras 30 aos demais interessados. A inscrição já pode ser feita aqui. Na sequência, uma outra acontecerá em Macapá (AP), no dia 29 de junho. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.
A iniciativa é fruto da parceria entre CAU/BR, AsBEA, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e MDIC. A FNA, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) apoiaram a atividade.