+Arquitetos por Mais Saúde, Mais Moradia e Mais Cidadania

Arquitetos e urbanistas são agentes na promoção da saúde, através da produção e da melhoria das condições habitacionais e urbanas. Ao exercerem seu ofício, atuam na construção da democracia,  ao levar à base da sociedade os direitos fundamentais garantidos por políticas públicas democráticas e inclusivas. Temos a convicção de que um Brasil forte e independente passa por cidades humanas, que permitam a convivência em áreas públicas, o direito de ir e vir, acesso à saúde dentro e fora de casa, transporte público digno e espaços que promovam a essência da democracia: o diálogo.

Por tudo aqui exposto, as entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo uniram-se em defesa do projeto ‘´+arquitetos’, uma iniciativa que busca garantir à população acesso a direitos previstos na Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) – Lei 11.888, publicada em 2008. A proposta é assegurar a contratação pelas prefeituras, isoladas ou em consórcio, de um arquiteto e urbanista a cada 20 mil habitantes. Mais do que o impacto na qualidade de moradia da população brasileira, entende-se que tal ação gera uma onda positiva com redução de demandas na saúde pública, segurança e mobilidade dos grandes centros urbanos.

O propósito foi apresentado ao Plano Plurianual Participativo (PPA) por iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Alagoas (IAB/AL) e está em consulta pública, recebendo chancela de lideranças de diferentes regiões do Brasil. O Conselho e as entidades que subscrevem este manifesto pedem o apoio dos profissionais e da sociedade para que votem na iniciativa de forma a alçá-la à apreciação do Executivo.

Garantir saneamento é saúde.
Garantir acessibilidade é inclusão.
Garantir iluminação pública é segurança.
Garantir moradia é cidadania.

Faça a sua parte: Vote aqui.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR)
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap)
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea)
Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA)

Faça o download do manifesto aqui.

Rolar para cima