Arquiteta Maria Elisa Baptista é a nova presidente do IAB

Desde sábado (27/9), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) possui nova Diretoria Nacional com a eleição da chapa encabeçada pela arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista para a presidência nacional da entidade pelos próximos três anos. A arquiteta e urbanista natural de Belo Horizonte (MG) é a primeira mulher a assumir o cargo do IAB desde a sua fundação, em 1921. A cerimônia de posse foi realizada virtualmente, por com a presença dos presidentes da UIA, Thomas Vonier, e da FPAA, Fabián Farfán.

A nova diretoria empossada tem como desafio uma atuação de oposição ao desmonte da indústria nacional, leia-se ciência, cultura, direitos sociais e econômicos, além de fazer frente à exploração do trabalho, da agropecuária de exportação e do extrativismo. “Vivemos tempos brutos e sombrios dentro de um quadro de dependência que nos afasta a cada dia de qualquer aspiração emancipatória”, afirma a presidente Maria Elisa. Segundo ela, o desmonte do Estado mostra sua face cruel na crise em meio ao avanço do autoritarismo e da violência institucional no Brasil. “É nesse contexto que nós, arquitetas e arquitetos, somos desafiados a projetar e a construir, a consolidar o papel e a dimensão cultural, civilizatória e libertária da Arquitetura. Esse é o nosso tempo, e é nele que o IAB deve existir e resistir’, pontua.

De acordo com ela, o associativismo enfrenta tempos de “desânimo e silêncio”, e que a única saída para essa crise é fomentar a participação da categoria e incentivar a manutenção das entidades em âmbito regional, visando a multiplicação de ideias e de ações. “Os departamentos do IAB, como acontece nas demais entidades, enfrentam dificuldades e, ainda assim, fazem coisas incríveis”, salientou a presidente. “A assistência técnica, pela qual lutamos juntos, representa o elo entre os arquitetos e urbanistas e a necessidade premente dos mais pobres. Mas também a importância da qualificação continuada”, disse, pontuando as áreas prioritárias de atuação da entidade em sua gestão. Neste aspecto, Maria Elisa deposita grande expectativa nos projetos de residência técnica em arquitetura e urbanismo para complementar a formação de jovens profissionais. “Precisamos nos dedicar ao debate e à busca de boas propostas para a questão da formação.’

Ampliar a consolidar o que vinha sendo desenvolvido na gestão de Nivaldo Andrade (que participará da nova gestão na condição de vice-presidente extraordinário Relações UIA2021RIO) é uma das prioridades da nova diretoria, especialmente aquelas ações que dão voz na defesa da vida e da memória, entre eles, o Fórum Nacional e os fóruns estaduais de entidades em defesa do patrimônio cultural e o Observatório do Patrimônio. Além disso, o IAB pretende fortalecer sua participação na Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). “Queremos construir e consolidar a interlocução com os países que enfrentam problemas semelhantes aos nossos, na busca de saídas reais e corajosas”, afirma Maria Elisa, que estará à frente da entidade durante o UIA2021RIO. Segundo ela, o evento precisará consolidar formatos, temas e falas inovadoras no debate da arquitetura e do urbanismo. O desafio é responder questões mundiais nas áreas de proteção ambiental, redução da pobreza, justiça social, preservação das culturas e dos meios de vida dos povos originários, equidade de gênero e etnia e defesa dos direitos das populações minorizadas.

Ex-conselheira federal do CAU/BR por Minas Gerais, Maria Elisa Baptista é doutora em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (2011), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (1977) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora-adjunto nível IV, e foi coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, atuando principalmente nos temas projeto de arquitetura, espaço público, reabilitação urbana e ensino.

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – Departamento de Minas Gerais

Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos – Departamento do Rio Grande do Sul

Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – Departamento de Minas Gerais

Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – Departamento de Minas Gerais

Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – Departamento do Distrito Federal

Vice Presidente Extraordinário de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Departamento de São Paulo

Vice Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – Departamento do Distrito Federal

 

Foto: Julia Piancastelli

Rolar para cima