Abertura Oficial do Seminário Nacional FNA debateu cidades resilientes

O primeiro dia do Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo iniciou na noite desta quarta-feira (27/11), debatendo a temática “Cidades para o Futuro: Adaptação e Resiliência Urbana”.

Participaram da mesa a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, a presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul (Sindarq/MS), Iva Carpes, a segunda vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul (CAU/MS), Charis Guernieri, a representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Mato Grosso do Sul (IAB/MS), Beatriz Meneghini, a coordenadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) – Núcleo MS, Gisele Yallouz, e a arquiteta e urbanista, palestrante convidada, Ivana Jalowitzki.

A presidente Andréa, pontuou a necessidade e importância de existirem espaços de debate sobre temáticas tão urgentes e ressaltou a felicidade de participar de uma mesa de abertura composta totalmente por mulheres. “O Seminário Nacional FNA busca, todo ano, discutir temas que são muito relevantes para a sociedade e arquitetura brasileira. Iniciamos esse evento com o pensamento no futuro. Além disso, acho que é a primeira vez que participo de uma mesa 100% feminina, e isso mostra o protagonismo que estamos alcançando nas nossas entidades.”

Iva Carpes falou sobre a importância das cidades estarem preparadas para lidar com eventos adversos. “Cada vez mais precisamos estar nesse debate para que possamos construir essas cidades resilientes. É necessário estar em constante preparo e adaptação, mas com muito estudo, podemos evitar diversas situações que acometem nossos municípios brasileiros, diminuindo os impactos.”

Charis Guernieri também ressaltou a importância do tema abordado na noite de abertura. “Acho que essa mesa será de um debate muito produtivo e necessário. Em nome do CAU/MS, agradeço o convite.”

Beatriz Meneghini explicou que cidades resilientes são aquelas que têm a capacidade de se adaptar para prever desastres naturais e, para atingir essa capacidade, o caminho é o que a FNA está promovendo, por meio de debates e eventos focados no tema.

Gisele Yallouz, falando em nome da ABAP, reforçou que a associação tem o objetivo de discutir a paisagem, seja ela urbana ou não, em todas as suas abordagens. “E por esse motivo é importante discutirmos esse assunto junto aos colegas. A ABAP se sente muito feliz em participar de uma conversa sobre algo que também acreditamos, buscando melhorar o ambiente das cidades e, consequentemente, a paisagem.”

A convidada da mesa de abertura, Ivana Jalowitzki, apresentou a palestra “Construindo Resiliência frente aos Desafios das Mudanças Climáticas”, abordando assuntos como a enchente que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, como lidar com o desafios urbanos frente aos desastres e a importância dos profissionais para evitar situações de calamidade, melhorando a qualidade de vida da população.

“Nós temos o poder de contribuir para essas transformações e no que é o futuro das nossas cidades. Herdamos muitas coisas feitas de forma despretensiosa, equivocada enquanto planejamento urbano. Nesse sentido, temos uma conversa de muita responsabilidade, mas, também, de muita qualidade, pensando em mudanças de paradigmas e tendo o entendimento de que somos transformadores do nosso território.”

A mesa completa pode ser assistida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=EQUuWdDBSi0.

A programação do seminário segue nesta quinta-feira (28/11) com a mesa três, que carrega a temática “Descarbonizando a Arquitetura” e o painel sobre Boas Práticas de Sustentabilidade, apresentando exemplos do estado do Mato Grosso do Sul e a palestra “Energia solar e autogestão: É possível na nossa casa?”.

Dando sequência à agenda de atividades, na sexta-feira (29/11), inicia o 48º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que segue até o domingo (1º/12).

Confira a programação completa:

28/11 – Quinta-feira

20h às 21h30: Mesa 3 – Descarbonizando a Arquitetura
21h30 às 22h30: Painel 1 – Boas Práticas de Sustentabilidade
                                            Estado do MS: Casa Eco Pantaneira
                                            Energia Solar e Autogestão: É possível na nossa casa?

48° ENSA29/11 – Sexta-feira

19h às 21h: Mesa de Abertura do 48º ENSA + Palestra de Abertura: “Políticas Públicas e o Futuro do Brasil com as Mudanças Climáticas”
21h às 22h: Sarau FNA

30/11 – Sábado – 48º ENSA

9h às 10h30: Mesa 2 – Construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) através da participação nas Conferências Municipais, Estaduais e Nacional das Cidades – Construindo as representações
10h30 às 11h30: Painel 1 – Finanças e Balanço FNA / Estratégias de Sustentabilidade Financeira dos Sindicatos
11h30 às 12h: Painel 2 – Assessoria de Comunicação – Apresentação Anual
15h às 17h: Mesa 3 – Ações da FNA e Projetos
17h às 18h30: Entrega de Prêmios

1/12 – Domingo – 48º ENSA
9h30 às 11h: Mesa 4 – Deliberações e Moções – Aprovação do Regimento Eleitoral 2025
11h às 12h: Manifesto FNA sobre Cidades Resilientes

Rolar para cima