Os sindicatos existem para defender os direitos e interesses dos trabalhadores, garantindo melhores condições de trabalho, salários justos e benefícios. Além disso, também é um espaço para debate sobre pautas de interesse comum. Por este motivo, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) traz para o centro do debate a importância dos sindicatos para as categorias profissionais.
Atualmente, a pauta sindical vem se reorganizando e buscando fortalecimento após anos de um governo que minimizava o papel dos sindicatos, os direitos dos trabalhadores e temáticas consideradas de esquerda. Devido a isso, como podemos reforçar o papel dos sindicatos?
O secretário de Organização e Formação Sindical, Paolo Pellegrino, explica que, atualmente, o mercado de trabalho vive um processo de muita desvalorização do trabalhador. “No mundo que vivemos hoje de precarização do trabalho e retirada de direitos, os sindicatos são essenciais para tentar defender o que ainda resta de dignidade trabalhista.Os arquitetos são parte de uma das categorias autônomas mais precarizadas. É muito difícil ter um vínculo formal de emprego.”
Os sindicatos perderam muita força ao longo dos anos. Um dos motivos foi a Reforma Trabalhista que acabou com o imposto sindical que financiava os sindicatos. Além disso, diversas outras questões têm esvaziado o movimento. “Hoje, os sindicatos, praticamente, não têm fonte de financiamento e, infelizmente, os trabalhadores não reconhecem a necessidade do movimento sindical, até mesmo apresentando oposição às cobranças espontâneas. Os sindicatos precisam trabalhar com mais foco nesta questão, mostrando sua força e importância”, reforça Paolo.
Portanto, o secretário finaliza dizendo que os sindicatos precisam se reinventar. “Isso é algo que venho colocando em pauta nas nossas conversas e reuniões. O sindicato clássico dos anos 1960, 1970 não existe mais. Precisamos nos aproximar das demandas atuais que vêm sendo apresentadas, ficar atentos ao que está sendo discutido e tirar proveito da tecnologia para prestar serviço de qualidade aos associados.”
A FNA, anualmente, realiza eventos e agendas para fortalecimento do debate das pautas comuns aos profissionais de arquitetura e urbanismo. Um destes espaços será a Reunião do Conselho de Representantes, que ocorrerá no final do mês de maio, em Florianópolis (SC). Lá serão debatidas e elaboradas ações a serem realizadas ao longo do ano, além de discussões sobre a conjuntura nacional.
Foto: iStock / Jacob Wackerhausen
Como reforçar o papel dos sindicatos na atualidade?
