Curso aborda práticas de Inventário de Patrimônio Cultural

Estão abertas as inscrições para o Curso Práticas de Inventário de Patrimônio Cultural, na PUCRS, em Porto Alegre (RS). As atividades serão realizadas entre os dias 23 e 25 de janeiro, no Prédio 41 – Laboratório de Hospitalidade. O curso, coordenado pela professora Cintia Elisa Dhein, conta com aulas teóricas, estudo de caso, oficina prática e seminário. As inscrições poderão ser feitas até dia 22 de janeiro. Confira todas as informações no site da universidade.

O curso abordará com profundidade este instrumento de preservação, contemplando a origem da ferramenta, a legislação nacional, estadual e municipal de respaldo, os valores culturais, ferramentas de participação da comunidade, os instrumentos urbanísticos e as principais metodologias recomendadas. Também está prevista a abordagem de memória, pesquisa e registros de história oral, e uma oficina prática em um bairro da cidade de Porto Alegre.

Os inventários de patrimônio cultural são o ponto de partida para os processos de preservação. Muito além do preenchimento de simples fichas descritivas, inventariar é identificar, estudar e interpretar os bens patrimoniais. Trata-se de entender as singularidades mas também as relações transversais do patrimônio cultural local e regional, abordando o processo de ocupação do território e a sua evolução urbana. Valores históricos, arquitetônicos, artísticos, afetivos e paisagísticos são alguns dos valores culturais atribuíveis.

Rolar para cima