6º SeNAU debate a atividade de Projeto e suas relações com Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) estará presente no 6ª Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (SeNAU), evento preparatório ao UIA2020Rio que acontece de 7 a 9 de outubro, em Salvador/BA. A federação será representada pela sua vice-presidente, Eleonora Mascia, e pela secretária de Finanças, Juliana Betemps.

O seminário, que tem como proponente a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), vai discutir o atual cenário e o que se vislumbra no âmbito da pós-graduação para arquitetos e urbanistas. A proposta do seminário é discutir a atividade de Projeto e suas relações com Pesquisa e Extensão, visto como instrumento potencial para o fortalecimento da área e do campo de atuação profissional, diante do atual contexto de impasses e do quadro de complexidade das demandas sociais.

Atualmente, entre os 32 programas de pós-graduação filiados à ANPARQ, do total de 44 programas de Arquitetura e Urbanismo credenciados pela Capes, mais de 50% utilizam especificamente a palavra projeto em seu nome ou nas suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Este fato pode indicar a sistematização de um conjunto de metodologias, procedimentos e técnicas específicas  no campo disciplinar, sem que isso necessariamente limite a característica transdisciplinar e interdisciplinar da área de Arquitetura e Urbanismo.

Além de importantes resultados teóricos alcançados, os esforços resultaram no atual debate sobre mestrados profissionais e ainda, mais recentemente, doutorados profissionais, nos quais a pesquisa “em” projeto ocorre “por meio” do projeto. Em outra frente, a Extensão universitária ganha musculatura mais recentemente no Brasil, em meio ao reconhecimento do papel social da universidade “extramuros”, diante de um quadro de ampla desigualdade e exclusão social, revelada de forma aguda no ambiente construído, sobretudo nas áreas urbanas onde estão mais de 80% da população brasileira. “A pauta que aborda a formação, pesquisa e extensão é bastante ampla, mas busca levar a arquitetura e urbanismo para a comunidade e onde se faz necessária a atuação do arquiteto”, pontua Eleonora Mascia.

Na pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, se as atividades de Extensão antes limitavam-se à difusão de pesquisas em eventos científicos, e, em menor escala, ações junto à sociedade, hoje notadamente grupos de pesquisa estão se voltando também para projetos de extensão em comunidades e movimentos sociais, imprimindo processos interativos e inovadores com as populações e segmentos envolvidos. Desta forma, vem se ampliando as possibilidades do projeto como instrumento de ensino-pesquisa-extensão, em experiências propositivas de assessorias às demandas sociais, em prol de afirmações culturais, étnicas, de gênero, sustentabilidade e de direitos das populações excluídas dos benefícios coletivos.

O SeNAU será realizado nas dependências da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e, além do debate acadêmico, vai marcar também os 60 anos da FAUFBA e os 25 anos do Docomomo-Brasil.

Informações clique aqui

Rolar para cima