No dia 11 de abril acontece a 5ª edição do Arqinvest – Rodada Internacional de Negócios do Built by Brazil, programa de internacionalização para a arquitetura nacional. O evento busca, por meio do incremento da presença de profissionais brasileiros no cenário internacional, construir um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura exportadora para o segmento.
O projeto, desenvolvido em parceria entre a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) visa, ainda, inserir profissionais da arquitetura no mercado mundial, fortalecendo a imagem de serviços e produtos de arquitetura brasileiros lá fora.
De acordo com o presidente da AsBEA, Edison Lopes, além de rodadas de negócios, a 5ª Arqinvest vai promover visitas a obras de destaque, na presença de compradores, imprensa e convidados dos países-alvo, Peru e Colômbia. “Esses são países com uma grande expectativa de crescimento nos próximos anos. E entendemos que a maturidade do nosso setor no Brasil possa ser um diferencial”, afirma Lopes.
No ano passado, o Arqinvest promoveu mais de 100 reuniões de negócios com os associados ao programa em São Paulo. Outro levantamento mostra que 50% dos escritórios associados exportaram pelo menos um projeto em 2017. “A imagem da arquitetura brasileira no exterior é muito forte até a produção das décadas de 1950/1960. Nossa intenção é divulgar o trabalho posterior a essa época, demonstrando a qualidade da produção atual de nossos profissionais”, diz o presidente da AsBEA.
Mais informações sobre a 5ª Arqinvest e o Programa Built by Brazil podem ser obtidas no site www.builtbybrazil.com.br.