46º ENSA deve acontecer em Brasília (DF)

Brasília, no Distrito Federal, é o destino do próximo Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O evento, que entra em sua 46º edição, deve ser realizado durante a segunda quinzena de novembro de 2022. A decisão foi aprovada em Assembleia Geral na manhã deste domingo (28/11) e marcou o encerramento das atividades do 45º ENSA. De acordo com a presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, a decisão coletiva pela retomada dos eventos presenciais exige organização e planejamento. “Nosso encontro deve acontecer logo após as eleições. Será um excelente momento para nos reunirmos, refletirmos e analisarmos o cenário que estará posto a partir da conjuntura de 2022”, afirma. O evento deve acontecer de forma híbrida, virtual e presencial, permitindo maior participação dos sindicalistas ao redor do país.
A escolha aprovada por unanimidade é, também, a cidade onde se localiza a sede da FNA. Diferentes delegados destacaram que um evento em Brasília permite uma participação ampla, de forma acessível a partir de todas as regiões do país. Um encontro na capital federal, logo após o período das eleições para executivo e legislativo, também é uma forma de atuar na pauta política e de mobilização sindical para o encontro maior da federação e seus sindicatos.
O Conselho de Representantes, que deve se reunir à distância, na segunda quinzena de maio de 2022, pretende articular maiores detalhes a respeito do encontro. “Neste ano queremos ter pontos de controle mensais com os dirigentes dos sindicatos e realizarmos o Conselho de Representantes, que é previsão estatutária, de forma mais ampliada, com a participação dos conselheiros e convidados”, conclui Eleonora.
Rolar para cima