44° ENSA começa na próxima segunda feira em formato digital

O 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA) inicia na próxima semana – de 30/11 a 06/12 – em formato digital e com uma pauta repleta de temas de interesse da profissão, das cidades e da sociedade. Além de todas essas questões, o ENSA traz para a mesa de debates um cenário desafiador: pandemia com seus reflexos no emprego e perda de renda e garantias dos trabalhadores, crise sanitária agravada com a privatização do sistema de saneamento no país, restrição às políticas públicas, aumento da desigualdade social nas cidades e eleições municipais.

Diante dos impactos sociais, ambientais e econômicos, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu como tema central do evento deste ano “O trabalho transforma o espaço: arquitetura e urbanismo nas periferias do mundo”. Esse será o norte do encontro que reúne profissionais de diversos estados do país, na condição de representantes dos sindicatos filiados e como observadores.  Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, o cenário atual instiga muitos debates, o que promete enriquecer as discussões entre arquitetos e representações de diversas áreas. “Será o momento para discutirmos alternativas para o futuro, num enfrentamento ao corte de verbas para áreas fundamentais como habitação, saúde e saneamento, educação e cultura, além de marcar nossa posição com identidade de classe, em favor da democracia e em defesa das políticas públicas para redução das desigualdades”, pontuou Eleonora. O debate pretende alinhar estratégias de atuação da federação e sindicatos para o próximo ano.

A programação do ENSA neste ano ficará concentrada no turno da noite, com exceção da programação de final de semana.  Na ampla programação, destaque para entrega do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e o Prêmio FNA 2020, programados para a noite de sexta-feira (4/12), às 19h e 30min. Neste ano, os agraciados são a Maria Inês Sugai (Arquiteta e Urbanista do Ano) e o projetos Salve Natal, Paraná Contra a Covid-19 e Gentileza Urbana (Prêmio FNA 2020). Logo após, será promovida a segunda noite do Sarau Cultural, com diversas manifestações artísticas.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DO 44º ENSA-DIGITAL 

 30/11 – SEGUNDA-FEIRA

19h – MESA DE ABERTURA: “O Trabalho Transforma o Espaço: Arquitetura e Urbanismo nas Periferias do Mundo”

Mediação: Eleonora Mascia e Ormy Hütner (FNA)

Convidados: Silke Kapp (FAU/UFMG), Erminia Maricato (BR Cidades) e Ladislau Dowbor (economista social, autor de ‘O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais’)

Participação de Luciano Guimarães (presidente do CAU-BR) e Vagner Freitas (vice-presidente da CUT Nacional)

21h – Lançamento do projeto ‘Régua e Compasso’, do Arquiteto Ângelo Arruda

 

1/12 – TERÇA-FEIRA

19h- As cidades em tempos de pandemia: os riscos são iguais para todos?

Mediação: Ormy Hutner (FNA)

Convidados: Nilton Bahlis dos Santos (Next-Fiocruz), Fernando Pigatto (CNS) e Valeska Peres Pinto (FNA)

 

2/12 – QUARTA-FEIRA

19h – Novas formas de produção, outras arquiteturas sociais?

Mediação: Patryck Carvalho (FNA)

Convidados: Ion de Andrade (BrCidades), Malu Refinetti (FAU/USP) e Mariana Bontempo (Arquitetos DF)

 

3/12 – QUINTA-FEIRA

19h – Software Livre para Arquitetura e Engenharia – Lançamento do Projeto Solare

Mediação: Danilo Matoso (FNA)

Convidados: Yorik van Havre (FreeCad) e Francieli Schallenberger (FENEA)

20h30 – Os Sindicatos e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Mediação: Danilo Matoso (FNA)

Convidados: Nivaldo Andrade (coord. Fórum do Patrimônio) e Inês Martina Lersch (coord. Adjunta Fórum do Patrimônio)

 

4/12 – SEXTA-FEIRA

19h30 – Entrega do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020

Mediação: Fernanda Lanzarin (FNA)

20h30 – Sarau Cultural

 

5/12 – SÁBADO

15h – Balanço das Eleições Municipais e perspectivas para gestão das cidades – ‘Carta Aberta à Sociedade e aos(às) Candidatos(as) nas Eleições Municipais – Um Projeto de Cidades Pós-pandemia’

Mediação: Eleonora Mascia

Convidados: Entidades do CEAU com participação de Nabil Bonduki (FAU/USP), Evaniza Rodrigues (Coletivo + Direito à Cidade – SP), Tainá de Paula (RJ) e Edmilson Rodrigues (PA)

 

 

Rolar para cima