1ª Exposição ArqPop abre atividades do Seminário Nacional FNA em São Paulo

Iniciando a programação do Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (30/11), foi inaugurada a 1ª Exposição ArqPop. Os projetos Arquitetura Colaborativa, Mãe Luiza Acessível e Canteiro móvel, que obtiveram o maior engajamento no concurso de votação popular, participaram do ato.

A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos, durante sua fala, parabenizou os representantes do projetos e reforçou a importância do ArqPop para a categoria. “Os três trabalhos selecionados, sem dúvida, representam a ação de todos os arquitetos e arquitetas que se dedicam à democratização da arquitetura, uma das bandeiras da FNA. Agora, inauguramos esta exposição como o primeiro passo deste projeto tão especial que é o ArqPop.”

Ana Júlia Vieira, representante do projeto Arquitetura Colaborativa, explicou que a iniciativa visa a promover o sentido de pertencimento para a Comunidade dos Nobres, local onde o Coletivo Formigas realizou o projeto. “O Arquitetura Colaborativa é sobre autonomia. Nosso objetivo era unir a comunidade à criação de um espaço que foi construído por eles e para eles.”

O representante do projeto Mãe Luiza Acessível, Nilberto Gomes de Sousa, agradeceu a oportunidade de divulgar o trabalho social exercido pelos arquitetos e urbanistas. “Essa atuação da nossa categoria, voltada ao social, ainda não é tão conhecida. Precisamos disseminar esse trabalho, para que saibam que a arquitetura é para todos.”

Tomaz Lotufo, representante da iniciativa Canteiro Móvel, reforçou a consonância entre os ideais dos projetos divulgados no portal ArqPop e a FNA. “Todos os projetos que estão participando desta primeira exposição têm em comum o interesse social. Queremos que o fazer da arquitetura seja democratizado e aberto a toda a população. Agradeço, imensamente, a FNA por nos possibilitar participar deste momento de troca de experiências.”

A programação do seminário segue durante a manhã de sexta-feira (1/12), precedendo a abertura oficial do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), que acontece entre os dias 1 a 3 de dezembro.

Confira a programação completa do evento:

Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo
30 de novembro (quinta-feira)
10h às 21h30min
10h – Recepção e Inauguração da Exposição ArqPop
13h – Painel 1 – Mudanças Climáticas: Da Emergência para a Urgência
15h – Painel 2 – Arquitetura como Serviço Social
17h15min – Mesa 1 – Popularizar e Realizar ATHIS pela Redução das Desigualdades
19h15min – Abertura Oficial do Seminário “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”

1 de dezembro (sexta-feira)
8h30min às 22h
8h30min – Mesa 2 – Trabalho Digno é Direito Humano: Reformulando as Relações de Trabalho; Realização do Trabalho e Suas Formas
10h30min –  Mesa 3 – Ética nas Relações de Trabalho

47º ENSA
14h – Início do 47º ENSA – Atividade aberta – O Trabalho do Arquiteto no Setor Público: um debate sobre a Carreira de Estado
16h – Painel 3 – O novo modelo sindical no país – O papel e articulação dos sindicatos no compromisso com a sociedade brasileira
19h – Abertura Oficial 47º ENSA – Entrega dos prêmios FNA 2023 e Arquiteto e Urbanista do Ano

2 de dezembro (sábado)
9h às 18h
9h – Momento de Formação Sindical Capacitação: Mesa de Negociação – Política de Financiamento da Estrutura Sindical
14h – Mesa 4 – A contribuição das entidades representativas de arquitetos e urbanistas para a sociedade
16h – Mesa 5 – Programas FNA – SOLARE, TABA e ArqPop
17h – Mesa 6 – FNA e Sindicatos – Diálogo e Construções Futuras

3 de dezembro (domingo)
9h às 15h
9h – Apresentação Manifesto Seminário FNA – compromissos e agenda 2024
10 – Assembleia FNA
13h – Almoço Comunitário de Encerramento na Ocupação 9 de Julho



Foto: Carolina Jardine

Rolar para cima