1° ano: Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio promove rodas de conversa

O primeiro ano de fundação do Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio está sendo comemorado com muito debate. Até o final desta semana, o colegiado instituído em Porto Alegre com o objetivo de fomentar a mobilização contra ataques promovidos ao Iphan e ao Patrimônio Cultural Brasileiro, promove rodas de conversas pelo seu canal do Youtube, sempre às 19h, com a participação de nomes importantes que atuam em defesa do patrimônio e da cultura brasileira.

A estreia ocorreu nesta segunda-feira (2/11), com o tema Trajetória e Desafios do Fórum, num encontro virtual que reuniu o coordenador do Fórum, Nivaldo Andrade,  Inês Lersch, coordenadora-adjunta do Fórum, Leonardo Castriota, presidente do Icomos Brasil, Marcos Olender, diretor do Icomos Brasil, além de uma participação especial do música Nei Lisboa.

Lançado inicialmente como organização de luta contra o desmonte no IPHAN a partir da união de 18 entidades ligadas ao tema, entre elas da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o fórum hoje possui uma abrangência que vai além da força das entidades de cunho nacional que o representa. Em agosto, durante a Semana do Patrimônio, foi criado o coletivo Observatório do Patrimônio, a partir da união do Fórum Nacional de Entidades em Defesa do Patrimônio e suas ramificações estaduais. O Observatório pretende cobrir todo o Brasil num modelo replicado de ação que permitirá um acompanhamento mais próximo do que está acontecendo com o patrimônio nacional.

Acompanhe pelo canal do Fórum no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCGZcbUSO5cU2wuRxwbk5ffw

 

Rolar para cima